RONDA GERAL DE PERNAMBUCO
_Trabalho empenhado da Prefeitura de Gravatá está levando iluminação em LED para os quatro cantos da cidade e devolvendo a paixão das pessoas pelo bate papo na frente de casa_
Há um tempo não muito distante, muitas localidades de Gravatá estavam sem vida, sem brilho, porque as pessoas tinham medo de conversar na frente de casa com os familiares e com os vizinhos no turno da noite.
Agora a realidade é outra e a cidade retoma o lugar que é de direito de todos: a rua. Isto está acontecendo graças ao trabalho de iluminação pública que Gravatá está passando, da área urbana à zona rural.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou o projeto Gravatá Mais Iluminada e trocou as lâmpadas antigas, que não atendiam mais às necessidades da sociedade atual, por lâmpadas de LED no bairro do Prado.
Luzinete Maria de Melo, doméstica, é moradora da Rua da Saudade há mais de 40 anos. Ela, que realizou uma cirurgia nos olhos recentemente, mesmo com óculos de sol à noite, não teve dificuldade em caminhar na via. "Moro aqui na Rua da Saudade há 40 anos. Antes aqui fazia medo chegar e a gente pedia para colocar uma lâmpada boa aqui, graças a Deus que chegou uma iluminação dessa, muito boa, gostei muito. Agora está seguro, fazia medo de chegar na minha casa".
Luciano Gomes, vendedor de imóveis, morador da Rua José Virgílio Vieira, está agradecido pela dedicação da prefeitura com a cidade. "Antes aqui era muito apagado, escuro, era uma falta de segurança para nós moradores, Agora a gente vê que está tudo iluminado, bem seguro e é muito bom porque a gente pode sair no meio da rua, conversar, andar, jogar o dominó. Hoje a gente vê que a gestão tá primeira de luxo e só tenho a agradecer. Não só minha rua, a Rua da Saudade, mas o bairro do Prado todo e Gravatá em si. A gente anda por aí hoje em dia e vê tudo iluminado, sofisticado. A gente gravataense merece isso e a gente vê hoje uma gestão muito boa, qualificada e que está dando resultado. A gente fica feliz com isso".
O eletricista aposentado, José Vicente dos Santos, conhecido como Zezinho da Celpe, há 45 anos mora na Rua da Saudade e elogiou o trabalho da prefeitura. "Aqui não tinha iluminação e agora, depois que o prefeito assumiu, nós temos iluminação aqui. Antigamente um poste acendia, outro apagava e era assim. Agora depois que colocaram essa lâmpada está uma rua clara que parece dia. A gente não tinha visto isso aqui ainda, estamos vendo agora. Agradecemos ao prefeito, ele está trabalhando bem, não vejo uma pessoa falar que ele não está trabalhando. Todo mundo só fala que ele trabalha bem. Aqui no bairro calçando rua, iluminação, até na zona rural".
Reginaldo Melo, diretor de Iluminação de Gravatá, relata como tem sido o avanço da luz pela cidade. "A Rua da Saudade, no bairro do Prado, foi uma das ruas contempladas com lâmpada de LED, onde vivia na escuridão. A gente passava e o pessoal reclamava, dizia que estava escuro, que não podia sair na frente da casa, até mesmo jogar um dominó como o pessoal está jogando aqui por conta da escuridão. A gente tinha lâmpadas de sódio, mercúrio, metatarso e era aquela misturada: uma lâmpada amarela em um canto, branca em outro. Isso o prefeito se preocupou que onde passava, ele via que as lâmpadas não tinham condições de permanecer naquela rua, naquele bairro. Hoje temos quase 4.000 lâmpadas de LED instaladas dentro da cidade e onde a gente passa hoje a gente vê que é uma diferença grande. Isso a população só tem a ganhar e o prefeito ainda se preocupa, ele sempre me liga, quando me vê pergunta se aquele bairro já está pronto, aquela rua está pronta, e a gente não para de trabalhar, com três viaturas, todos os dias, trocando lâmpadas em toda cidade e vamos deixar a cidade toda iluminada".
Além do bairro do Prado, outras comunidades recebem a iluminação, inclusive nos distritos da zona rural.
Fonte: Ronda Geral de Pernambuco