Barbearia
Recanto
TV

GRAVATÁ: Restaurante Mania Caseira será processado por exclusão de criança autista, entenda o caso. Confira:

Por Roberto Gravatá em 06/02/2024 às 12:23:28

Foto/Produção

RONDA GERAL DE PERNAMBUCO

Repercutiu nas redes sociais no último sábado (3) de fevereiro de 2024, um vídeo de um pai que foi supostamente impedido de jantar no Restaurante Mania Caseira, em Gravatá, no agreste pernambucano. Oque ocorre é que o filho é autista e não deixaram ele ficar na área Kids sem um responsável.

No vídeo, Antônio Gabriel, pai de Antônio Gabriel Filho, de 3 anos, explica que não é a primeira vez que frequenta o estabelecimento e que nunca tinha ocorrido isso. A nossa equipe de reportagem do Ronda Geral-PE entrou em contato com Rayssa Nascimento, mãe da criança, que deu mais detalhes do caso.

Ela informou que teria três crianças na área Kids sem responsável e só com o filho dela informaram as regras, ou seja, porque ele seria autista e não poderia ficar sozinho com as demais crianças.


Temos, no artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão: Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. Além disso, a pena pode ser aumentada em um terço, se a vítima se encontrar sob os cuidados do agente que a discrimina.

Foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O) na 62° Circunscrição de Polícia Civil do município, e os pais da criança vão entrar com um processo pela exclusão do filho. Assista o vide feito pelo pai da criança. (Veja o vídeo abaixo)



Em julho de 2021, um restaurante chamado Coco Bambu foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar em R$ 10 mil uma mãe de uma criança com autismo que afirma ter sofrido um constrangimento em uma unidade num shopping de São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Ainda cabe recurso.

Para o juiz responsável pelo caso, ficou evidente que a mãe foi "constrangida" pelo cantor que se apresentava no restaurante e que a fala do cantor, que perguntou se "a criança não tinha mãe", foi muito agressiva perante o público.

Já no Restaurante Mania Caseira, os pais de Antônio Gabriel Filho, foram totalmente "constrangidos" e não conseguiram jantar no local, e tiveram que se retirar do ambiente.

A nossa redação fez contato com o restaurante que informou que não queria falar sobre o assunto, mas em uma postagem na rede social do estabelecimento eles falaram: Quem conhece a nossa história, tem consciência que somos uma família que ama receber famílias. Acreditamos firmemente que cada cliente é especial e merece uma experiência verdadeiramente acolhedora e gratificante. Estamos muito orgulhosos em informar que firmamos parceria com a clínica @teamor_gravata para educar toda nossa equipe de atendimento ao público e capacitar as nossas monitoras da área kids para acolherem famílias que possuem crianças atípicas. Sempre buscamos evoluir como empresa e como pessoas e essa mudança em nossa mentalidade se inicia hoje. Nossa meta é garantir que todos os nossos clientes, independentemente de suas diferenças, sintam-se não apenas bem-vindos, mas verdadeiramente compreendidos e valorizados em nossa casa.

Fonte: Ronda Geral de Pernambuco

Comunicar erro
Unigrande

Comentários

Beto