RONDA GERAL DE PERNAMBUCO
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), reafirmou que é impossível a reeleição consecutiva e ilimitada para os mesmos cargos em mesas diretoras de órgãos legislativos. A decisão, fixada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6674, possui efeito vinculante e obriga todos os órgãos legislativos a cumprir os limites impostos, permitindo apenas uma reeleição consecutiva válido para todas às esferas da Federação.
O vereador Rafael Prequé apresentou à Justiça um pedido de vistas ao processo, aguardando manifestação da comarca local. Contudo, vale lembrar que há dois anos o Ministério Público já havia se posicionado de forma categórica contra a elegibilidade de Leo, afirmando que ele não poderia ser candidato e, se necessário, recomendando o uso de força policial para garantir o cumprimento da decisão. Diante disso, a única certeza que temos no momento é que Leo não será candidato, reforçando a coerência do entendimento jurídico manifestado anteriormente.
Com a desistência do vereador Cabritinha e o impedimento de Leo do Ar, o cenário político em Gravatá começa a se redesenhar. Entre os novos nomes, destaca-se o vereador Leandro do Transporte Alternativo, que anunciou que é candidato ao lado dos vereadores Rafael Prequé e Antônio de Limeira que segundo informações, já recebeu apoio de diversos colegas e, ao que tudo indica, conta com o respaldo do prefeito Joselito Gomes (Avante).
Fonte: Ronda Geral de Pernambuco