Dr. Dentista ????
Recanto

Nova subvariante da Covid-19 é identificada em Pernambuco, em Gravatá ainda não foi confirmado nenhum caso. Confira:

Por Roberto Gravatá em 02/01/2024 às 14:12:43

Foto/Produção

RONDA GERAL DE PERNAMBUCO

Uma nova subvariante de Covid-19 foi identificada em Pernambuco, a JN.1, conhecida como Pirola. A identificação foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco na quarta-feira (27). Foi o primeiro registro da linhagem no estado.

A Pirola é apontada como responsável pelo aumento de casos da doença em outros estados, como Ceará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 17 a 23 de dezembro foram registrados 2.468 casos positivos de Covid-19 em Pernambuco, com a taxa de positividade de 26,9%.

A pesquisa genômica do Instituto foi feita nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Ouricuri e Salgueiro. Ao todo, 46 amostras foram processadas para sequenciamento (técnica responsável pela identificação da ordem das bases nitrogenadas do DNA), dos quais foi possível obter 30 genomas.

De acordo com a Fiocruz, todos os genomas foram identificados como da linhagem e sublinhagens da Ômicron, mas, entre elas, foi detectado um genoma da Pirola, em uma amostra coletada em 12 de dezembro. De acordo com a SES, a paciente é uma mulher de 49 anos, que mora no Recife.

A SES também reforça que a subvariante Pirola da ômicron é considerada uma "variante de interesse", pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido a sua transmissão acentuada, porém não representa grande risco à saúde pública.

A secretaria afirma que seguirá monitorando o cenário epidemiológico para Covid-19, assim como o acompanhamento da circulação de variantes da doença no território pernambucano, em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães.

A nossa redação fez contato com o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, que disse que a secretaria de saúde vem acompanhando a situação das síndromes gripais no município. Como observamos, no Estado de Pernambuco, nas últimas semanas está havendo um aumento nos casos de Covid-19. Vale destacar, que os casos estão se apresentando de forma leve no município, possivelmente pela vacinação. Mesmo com aumento de casos positivos em relação aos meses anteriores, tivemos uma redução de 87% em 2023 com relação a 2022. Orientamos que coloquem em dia o cartão vacinal, pois a vacina é a melhor forma de prevenção. Disse: o secretário.

Fonte: Ronda Geral de Pernambuco

Comunicar erro
Natal

Comentários

Beto