Dr. Dentista ????
Barbearia
Recanto

Mulher é curada do HIV após transplante de células-tronco. Confira:

Por Ronda Geral de Pernambuco em 17/03/2023 às 12:00:11

Foto/Produção

RONDA GERAL DE PERNAMBUCO

Pela primeira vez, uma mulher conseguiu se livrar do HIV após um transplante de células-tronco. Uma paciente de Nova York, cujo caso foi publicado na quinta-feira (16) de março de 2023 na revista Cell, é a quarta pessoa que conseguiu a remissão da infecção pelo vírus da Aids após um transplante muito específico: células-tronco que, além de compatíveis, tĂȘm um mutação que impede o vírus de entrar nas células.

Como nos casos anteriores relatados — pacientes de Berlim, de Londres e de DĂŒsseldorf —, esta mulher sofria de câncer no sangue e com intervenção médica conseguiu fazer desaparecer o tumor e o HIV. No caso dela, o transplante foi feito com células do sangue do cordão umbilical — nos outros trĂȘs pacientes foram usadas células-tronco adultas. Após 30 meses sem vestígios do vírus mesmo sem usar medicação antirretroviral, os autores do estudo, prudentes, falam de uma "remissão e possível cura" do VIH.

"Atualmente ela estĂĄ clinicamente saudĂĄvel. Ele estĂĄ livre de câncer e HIV. E chamamos de cura possível, em vez de cura definitiva, basicamente esperando um período de acompanhamento mais longo — disse Yvonne Bryson, especialista da Divisão de Doenças Infecciosas do Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia (Los Angeles) e autora do estudo.

Em conferĂȘncia de imprensa, Yvonne indicou que, embora este procedimento não seja aplicĂĄvel a todas as pessoas com HIV, os resultados são "boas notícias" que abrem portas para, no futuro, desenvolver novas técnicas para dimensionar esta estratégia terapĂȘutica.

Cerca de 38 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV. A infecção pelo vírus da Aids atualmente é incurĂĄvel: não hĂĄ vacinas preventivas ou medicamentos que a eliminem para sempre.

RONDA GERAL NA FRENTE COM A NOTÍCIA

Fonte: Edição: Roberto GravatĂĄ

Comunicar erro
Natal

ComentĂĄrios

Beto